Veja nossas dicas de utilização e conservação para seus equipamentos e eletrodomésticos
Para sua geladeira
Para seu micro-ondas
Para seu fogão
Para sua máquina de lavar roupas
Para sua secadora de roupas
Para sua lava-louças
Para seu ar-condicionado
Para sua Geladeira
- A limpeza deve ser feita todas as semanas, de preferência um dia antes da compra de perecíveis. Os resíduos não limpos podem provocar odor desagradável e contaminar o sabor dos alimentos.
- Atenção especial para a borracha da porta. Mantenha sempre limpa e verifique constantemente se ela não está ressecada. Se a porta não fechar direito, a geladeira consome muita energia, além de não alcançar a temperatura desejada.
- Colocar alimentos quentes dentro de sua geladeira vai fazê-la trabalhar mais. Também aumenta as chances de crescimento de bactérias nos alimentos. Por isso é melhor para esfriar a comida à temperatura ambiente antes de colocá-la na geladeira.
- Vai utilizar alguns dos ingredientes congelados para o jantar de amanhã? Coloque-os na geladeira hoje, e deixe-os descongelar lentamente. Além de diminuir o trabalho da geladeira, a comida lentamente descongelada terá melhor sabor.
- Não deixe a porta aberta além do necessário. Quanto mais tempo a porta permanece aberta, mais ar quente vai entrar, fazendo com a geladeira gaste energia para resfriá-lo.
- As prateleiras não devem ser forradas com plásticos ou vidros pois isto dificulta a circulação interna do ar.
- Se quiser conservar bolachas, torradas, cereais ou mesmo salgadinhos sempre crocantes, feche-os adequadamente e guarde na geladeira, nas prateleiras intermediárias.
- Quando ficar com a geladeira desligada por tempo prolongado, deixe a porta entreaberta para não haver formação de mofo ou fungos em seu interior.
- Confira classificação de eficiência energética de sua geladeira nova, compre apenas aparelhos com Selo Procel categoria A, isto é, os mais econômicos do mercado.
Para seu micro-ondas
- Para uma limpeza eficaz em seu micro-ondas, coloque um recipiente de vidro com água e limão e ligue e deixe entre 3 minutos, com o vapor da água com limão a gordura presa na parte de dentro irá se soltar e facilitando uma limpeza mais eficaz e aumentando a vida do seu eletrodoméstico.
- Não use cerâmicas que não sejam vitrificadas por dentro e por fora, nem plásticos como melamina e poliestireno.
- Não use utensílios de cristal de chumbo nem vidro ou porcelana reparados com cola.
- Nunca coloque utensílios de metal em seu forno, a menos que tragam a recomendação de fábrica para este fim. Evite proteger alimentos com papel alumínio.
- Para derreter chocolate, preparar sopas, alimentos com óleo, cremes, caldas e receitas que exijam muito tempo de aquecimento, não use utensílios plásticos – que correm o risco de deformar até derreter. A gordura e o açúcar derretem o plástico. Prefira refratários.
- No micro-ondas, os legumes conservam todos os nutrientes, pois são cozidos no vapor. Para fazer batatas, coloque 500g do legume picado e 1/4 xícara de água em refratário ou recipiente plástico com a tampa sem vedar, e leve ao micro de 7 a 9 minutos em potência alta.
- Cubra sempre os alimentos antes de levá-los ao micro-ondas. Isso evita que a gordura espirre na parede do forno, cozinha mais depressa e por igual e cria vapor, o que amacia o alimento. Mas não cubra alimentos secos, como biscoito.
- O micro-ondas deve estar instalado em local plano e firme, e para ter boa ventilação, não deve haver nada a menos 10cm de distância do aparelho. Deve estar conectado a uma tomada exclusiva: a extensão pode sobrecarregá-lo e comprometer seu desempenho.
- Nunca ligue o forno se ele estiver vazio. As micro-ondas podem se refletir nas paredes e estragar o forno. Deixe sempre um copo com água dentro do micro quando não estiver cozinhando, para evitar esse problema.
- Tábua de plástico e madeira criam vincos por conta do corte, acumulando comida e bactérias, então uma opção para limpeza, se couber no micro, é claro, é esfregar limão nela (ou jogar um pouco de vinagre), levar ao micro-ondas por um minuto (ou 2) e pronto.
Aproveite a potência do seu micro-ondas:
Máxima: Para aquecer bebidas, cozinhar peixes, carnes macias, bacon, arroz, frutas e verduras.
Média: Indicada para assar carnes de consistência firme, pudins, cremes, bolos e derreter chocolate.
Mínima: Usada apenas para aquecer os alimentos já preparados.
Para seu fogão
- Para conservar e manter o brilho do fogão, evite usar a parte mais porosa da esponja de limpeza e nunca use esponja de lã de aço nas partes em inox. A proteção aplicada pelo fabricante sobre o material vai sendo removida pelo atrito durante a limpeza e o fogão vai ficando riscado e com aspecto embaçado. O correto é passar um pano bem macio, ou ainda uma esponja que não agrida o material. Uma dica importante é usar o bicarbonato de sódio que de uma forma bem simples, limpa o fogão e não agride o meio ambiente.
- Uma vez por semana, pelo menos, convém retirar todos os botões para limpar a sujeira e a gordura que se acumulam em torno deles. Para isso, use o lado macio de uma esponja de cozinha, com um pouco de água e sabão neutro.
- Para limpeza do forno, com o forno frio, coloque em seu interior um pires contendo um pouco de amônia, deixando-o ali por um intervalo de algumas horas. O vapor da substância fará com que a gordura mais grossa se solte.
- Evite o uso de produtos que contenham soda cáustica em sua composição.
- Os modelos cooktop precisam de alguns cuidados especiais. manchas ou alimentos derramados devem ser imediatamente retirados da área de cocção, de preferência enquanto ainda estiver morna, a fim de facilitar a remoção das sujeiras.
- Você não precisa remover os botões do seu cooktop para limpá-los. Basta que os coloque na posição "desligado", utilize um pouco de água e sabão neutro ou solução de água morna e detergente neutro.
Para sua máquina de lavar roupas
- Antes de colocar as roupas na máquina, feche os botões e zíperes. Se houver botões frouxos, reforce ou retire-os. verifique os bolsos e remova pequenos objetos (alfinetes, clips, parafusos, moedas, etc.).
- Utilize a quantidade correta de sabão para não ter de enxaguar mais de uma vez.
- Todas as máquinas de lavar possuem um filtro que deve ser limpo semanalmente ou de acordo com a solicitação do fabricante.
- Para a limpeza interna da máquina: despeje na máquina ½ litro de alvejante (água Sanitária), selecione a programação e coloque para funcionar só com água e água sanitária. Esta operação pode ser feita de quatro em quatro meses. Não se esqueça de neutralizar o cloro residual, ao final do processo coloque dois copos de vinagre de vinho branco nas gavetas e faça um enxágue na máquina.
- O compartimento de sabão precisa ser limpo regularmente para não deixar resíduos em suas roupas. Se alguma vez você notou manchas esbranquiçadas ou pontinhos brancos em alguns itens após a lavagem, uma das causas pode ser o acúmulo de sabão e amaciante nesse compartimento da máquina.
- Jamais utilize a mangueira para lavar a máquina de lavar pois pode danificar os componentes elétricos do seu equipamento, podendo até mesmo causar um incêndio.
- Tanto lavadoras de roupa frontal quanto lavadoras e secadoras de roupas requerem cuidados com a borracha que veda a tampa desses equipamentos. Para garantir a durabilidade do material, seque todo o entorno da borracha com um pano limpo. Passe um pano úmido com água e sabão neutro para remover a sujeira e traços de limo.
Para sua secadora de roupas
- Não sobrecarregue a secadora, as peças secarão mais rápido e ficarão menos amassadas se houver maior espaço para movimentação.
- Evite secar demais. Cada tecido tem um teor natural de umidade. Se a roupa ficar seca demais, poderá enrugar e em alguns casos até encolher.
- Prefira uma secadora que tenha o tempo de secagem controlado automaticamente. Se a secadora controlar automaticamente o tempo com base na temperatura, você gasta até 10% menos energia do que se estivesse estimando o tempo. Se o controle for com base na umidade, esta economia pode ser de até 15%.
- Para sua secadora de roupas durar mais, inspecione sempre a saída de ar. O filtro sujo irá bloquear a passagem do ar e levará a um consumo bem maior de energia.
- Verifique todas as suas roupas lavadas antes de as colocar na secadora. O calor da secadora irá tornar mais difícil a remoção de manchas que não foram removidas anteriormente.
- Agite cada peça antes de transferi-la da máquina de lavar para a secadora. Isso soltará as fibras da sua roupa e permitirá que o ar quente da secadora passe melhor entre elas e resulte numa secagem melhor.
- Retire as roupas logo que estejam secas e pendure-as imediatamente para ficarem esticadas e facilitar assim a passagem a ferro (quando o tecido permite) ou prontos para serem usados pouco depois.
- Separe lotes de cores claras de lotes de cores escuras.
Para sua lava-louças
- Mesmo que sua lava-louça não seja usada com frequência ligue-a e coloque para fazer o ciclo dela (pré-lavagem), pelo menos uma vez por semana, não coloque sabão no processo, com isso você evitará que a sua lava-louça fique com mau cheiro.
- Acomode a louça corretamente na lavadora e não ultrapasse o limite de carga. Não coloque as pontas de facas ou objetos pontiagudos para cima e misture os talheres, isso evita que se agrupem. Também não posicione copos ou pratos muito perto, já que a água corre em alta velocidade durante a lavagem e o resultado pode ser alguns deles trincados ou quebrados.
- Evite que as panelas e outros itens maiores obstruam a chegada da água até os pratos. Se os pratos ficarem cobertos, pode ser que a água e o sabão não cheguem até eles e aí, eles vão continuar sujos.
- Para limpar a parte externa do eletrodoméstico, use apenas sabão neutro um pano úmido.
- A limpeza dos filtros deve acontecer após cada lavagem realizada pela máquina. Limpe os filtros em água corrente, com cuidado para que a tela não danifique.
- Limpe as bordas da porta e em torno da junta. Use um pano úmido e se desejar um pouco de detergente neutro.
Para seu Ar-condicionado
- Para melhor desempenho, é importante evitar a entrada de ar externo no local que está sendo refrigerado. Por isso, mantenha portas e janelas fechadas.
- Mantenha o ar-condicionado sempre desligado quando você se ausentar do ambiente por muito tempo.
- Muitas vezes, a falta de manutenção preventiva leva à necessidade de manutenção corretiva.
- Na hora de comprar um aparelho novo confira se ele possui o selo PROCEL de consumo reduzido. Dê preferência aos modelos que possuam recursos como o timer, com o qual o aparelho é programado e desliga sozinho.
Vantagens da manutenção preventiva de ar condicionado
- Redução efetiva dos seus custos com energia elétrica.
- A manutenção prolonga a vida útil do seu aparelho de ar condicionado residencial e comercial.
- Mantém os aparelhos limpos, evitando a concentração de fungos e bactérias.
- Melhor funcionamento do compressor, aumentando sua vida útil.
- Melhora significativamente a qualidade do ar nos ambientes.
- Efetiva limpeza de espirais, colmeias, filtros evaporadores e condensadores.
- Proteção de armações metálicas, evitando corrosão.
- Equilíbrio do sistema de refrigeração, com prolongamento da vida útil do equipamento.
- Redução de gastos com troca de peças, panes e quebras de aparelho.
- Na manutenção de sistemas de ar condicionados comerciais é altamente recomendável a limpeza e higienização dos filtros e dutos para controlar a qualidade do ar interior.